Diga sim ao contato telefônico!

O descrédito é gerado pela perda ou diminuição de confiança, consequência da falta de clareza.

Friday, 06 de April de 2018


Por Estefany Alves de Lemos e Rafaela Silva Nogueira Barbosa

O descrédito é gerado pela perda ou diminuição de confiança, de estima, e está, entre outros motivos negativos, diretamente, relacionado a má fama, assim, quando relacionado ao contato telefônico podemos entender que ele é consequência da falta de clareza, de transparência e de sinceridade.

Algumas pessoas entendem que há descrédito na comunicação telefônica, e esta fama, inadequada, é impulsionada, quando, por meio do contato telefônico empresas oferecem serviços sem qualidade, ou oferecem atendimento contestatório ao cliente, onde a comunicação ocorre sem argumentos ou respostas sinceras, contudo, a modernidade trouxe uma visão mais assertiva ao consumidor que começa a perceber que fazer promessas que não serão cumpridas, apenas para finalizar o contato com o cliente, ou deixar o cliente em espera e sem resposta por tempo infindável, ocorre em outros canais de comunicação, como chat, e-mail, e formulários, e não apenas no contato telefônico.

Atualmente os consumidores possuem facilidade de pesquisa, e, rapidamente, encontram relatos de experiências de comunicação com as empresas, e, no caso de encontrarem relatos insatisfatórios, independente do canal de comunicação utilizado, dificilmente farão compras ou negócios, e, possivelmente, não aceitarão propostas ou terão interesse em conhecer melhor esta empresa ou seus serviços e produtos, na verdade, evitarão contato pois não querem correr o risco de ter imprevistos e experiências estressantes e negativas.

Uma maneira de reverter o descrédito no contato telefônico é a qualidade no atendimento, independente do canal utilizado, é primordial que a comunicação seja verdadeira e clara, mostrar interesse, conquistar confiança, buscar soluções, e cumprir acordos, trará credibilidade para sua empresa e fará com que seus clientes queiram se comunicar através do telefone. O descrédito deixa de ser direcionado exclusivamente ao contato telefônico e passa a ser relacionado a forma como a empresa se comunica com seus clientes.

Cuide da comunicação e utilize o telefone para ouvir e falar com seu cliente! O contato telefônico traz acolhimento e proximidade, estreita, desta forma, o relacionamento empresa-cliente, uma comunicação transparente, emite segurança e confiança itens indispensáveis para o cliente ter interesse em voltar a se comunicar, e a enxergar novas oportunidades de negócios.


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