​4 dicas para reduzir o custo do frete.

Um desafio para a logística das empresas

Wednesday, 02 de December de 2020


Sabemos que quando se trata de estratégia logística, um dos pilares mais importantes e complexos da sua prática é a redução nos custos totais de distribuição.

O Custo do Frete deve representar o equilíbrio exato entre suprir o valor fixo da empresa e oferecer um preço viável ao cliente, ou seja, um verdadeiro desafio para a logística das empresas.

É exatamente por isso que abordamos essa questão com quatro dicas simples para se reduzir o Custo do Frete, mas mantendo a excelência no nível de serviço.

1.Agende as entregas

Agendar as entregas permite ao cliente escolher o dia e horário que gostaria de receber a encomenda, aumentando sua satisfação, reduzindo a taxa de ausência no recebimento e, consequentemente, o índice de devolução de mercadoria. Essa é uma opção que permite economizar o tempo de atividade dos profissionais, minimizando o retrabalho e evitando o desgaste dos veículos em percursos desnecessários.

2.Trace roteiros inteligentes

Traçar um roteiro inteligente é muito mais que definir o melhor caminho a ser percorrido, representa a habilidade de realizar mais entregas com menores distâncias. Para isso, organize as entregas por análise de trajeto, agrupando serviços de acordo com a região de destino, tipo de mercadoria e prazos de entrega.

3.Escolha o frete adequado

Escolha o veículo de frete mais apropriado considerando o tipo e volume do material a ser transportado. Dessa forma é possível assegurar o uso da capacidade total de carregamento, seja ele realizado por motofrete ou utilitário. Uma escolha acertada do veículo aumentará a eficiência da empresa, gerando economia de tempo e dinheiro.

4.Terceirize o serviço de entrega

Estabelecer parcerias com empresas de transportes rápidos é uma das soluções mais eficientes quando o assunto é a redução do Custo de Frete. A terceirização do serviço permite inserir na operação todo o know-how logístico da contratada. Isso significa incorporar uma frota de veículos com manutenção garantida, uma equipe de profissionais capacitados e uma gestão de rotas efetiva.

Vale ressaltar que é no aumento da produtividade do frete que se alcança a redução do custo.


voltar