​Dê os passos certos para a eficiência na roteirização das entregas.

Da avaliação da demanda ao melhor roteiro.

Wednesday, 24 de March de 2021


Você sabe o que é roteirização de entregas? Muito comum na rotina das empresas que prestam serviço de motoboy, o termo define o processo de planejamento das melhores rotas para se concluir um ciclo de entregas.

Através de um itinerário logístico planejado, o objetivo da roteirização é otimizar o tempo de serviço do motoboy desenhando trajetos seguros e reduzidos, com os quais é possível realizar o maior número de entregas em um menor espaço de tempo.

Na dinâmica das empresas de transportes rápidos, a eficiência da roteirização de entregas depende de quatro passos:

1º Avaliação da demanda

O ponto de partida de uma roteirização eficiente é a avaliação da demanda. A ação é responsável por reunir todas as encomendas com ordens de serviço aprovadas, tendo como objetivo quantificar as entregas programadas para o dia em questão.

Inicialmente, as ordens de serviço devem ser organizadas com base nos critérios de volume de carga e região de entrega, dessa forma é possível que a equipe de operações logística prossiga com o planejamento e definição do percurso.

2º Análise do volume da carga

Analisar o volume da carga é o segundo passo no planejamento da roteirização. Além da quantidade de materiais é preciso considerar a dimensão de cada um deles para escolher os veículos mais adequados e o número de profissionais necessários para a realização do serviço. É com base na escolha da frota e portadores que se inicia o estudo do percurso.

Estudo do percurso

O estudo do percurso agrupa mercadorias e veículos de acordo com a proximidade das regiões dos pontos de parada. O processo visa definir o número de saídas necessárias para se concluir todo o ciclo de entregas. Na definição da melhor sequência de paradas são considerados os perímetros com menor trânsito e as restrições locais de datas e horários para circulação dos veículos.

4º Definição do melhor roteiro

Quando se conhece detalhadamente a demanda, volume de carga e pontos de parada o melhor roteiro acontece naturalmente. O objetivo é sempre planejar de forma eficiente o trajeto final do produto, encontrando um percurso que permita ao motoboy o cumprimento do prazo de entrega com agilidade e segurança, tanto para o profissional quanto para a mercadoria.

voltar