21 de Abril - Dia Nacional da Paz no Trânsito

Dia de promover atitudes que incentivem as pessoas a terem empatia, paciência e por que não gentileza?!

Wednesday, 21 de April de 2021


Promover a paz no trânsito vai muito além da direção defensiva, é nos lembrarmos que ao dirigirmos nossa moto não estamos sozinhos e que devemos sim ter a máxima cautela conosco, mas ainda mais com o próximo.

O dia 21 de abril celebra o Dia Nacional da Paz no Trânsito e nesse dia desejamos muito mais que destacar dicas como ter calma e paciência, praticar a direção defensiva e responsável, estar alerta às medidas de segurança, não se envolver em discussões desnecessárias, conhecer e respeitar as leis... queremos ressaltar atitudes que incentivem a tranquilidade nas ruas, avenidas e estradas do nosso país.

A pressa, o estresse dos engarrafamentos e até os problemas pessoais são a causa de muitos conflitos, inclusive no trânsito e muitas vezes poderiam ser evitados se as pessoas tentassem enfrentar as situações com mais tranquilidade e gentileza.

Há quem diga que ser gentil pode mudar o mundo... abre portas, muda o rumo de conflitos, facilita negociações, transforma humores, melhora relações inclusive no trânsito caótico das nossas cidades.

Quando adotamos práticas gentis, como oferecer passagem para quem está mais rápido; respeitar quem vai ao seu lado, seja motociclista, ciclista, motorista ou pedestre ou evitar buzinar sem necessidade, tornamos o convívio mais leve e pacífico.

Praticar a empatia pode mudar o comportamento das pessoas, quando recebermos uma boa ação geralmente retribuímos da mesma forma e no trânsito não é diferente. Por isso, se faz tão necessário focar no que realmente importa: a paz e a harmonia.

Nessa data convidamos os motofretistas e todos aqueles que passam os dias trabalhando e enfrentando o trânsito intenso das nossas cidades a exercer e promover a empatia, a acreditar que a paz e a gentileza podem transformar e melhorar a vida das pessoas.

voltar