Estratégia Omnichannel

Conheça os pontos positivos da integração dos canais de comunicação

Wednesday, 11 de May de 2022


Em um mercado consumidor cada vez mais exigente, aprimorar a experiência do cliente é imprescindível. Estreitar a relação entre os canais on-line e offline é uma tendência no varejo, integrando o virtual e o físico.

A estratégia Omnichannel faz justamente isso, utiliza de forma simultânea e interligada os diferentes canais de comunicação, como site, redes sociais, chat on-line, whatsapp, central telefônica até o suporte de vendas. Com esses canais alinhados é possível conhecer todo o histórico do cliente.

É importante destacar que na estratégia Omnichannel o foco é o cliente, onde a empresa não mede esforços para atendê-lo bem em todos os canais de comunicação. Esse tipo de ferramenta gera vantagens bem interessantes como fidelização do cliente, incremento nas vendas. Ela melhora imagem e a reputação da marca e potencializa o faturamento.

Outra vantagem muito legal do Omnichannel é que ele permite que a empresa conheça a preferência e o comportamento de seus clientes.

Agora que já entendemos um pouco o que é o Omnichannel chegou a hora de descobrir como implantá-lo na empresa. O primeiro passo é integrar todas as áreas, o cliente pode, por exemplo, comprar na loja virtual e trocar na física. Mas para que isso ocorra sem contratempos é importante que o processo logístico esteja integrado, assim como os sistemas tecnológicos.

Além disso, o atendimento ao cliente deve estar bem estruturado e afinado, com condições de atender o consumidor independente da sua origem (chat, site, whatsapp).

Segundo informações do Sebrae, outras questões devem ser levadas em consideração para que o processo seja realizado de forma eficiente:

·O marketing deve ser orgânico, propondo ações que integrem todos os canais, virtuais ou não.

·O sistema de informações deve ser único, ou seja, todos os dados devem estar alinhados e atualizados, como estoque, preços, promoções, contabilidade, entre outros.

·As áreas logística, administrativa e financeira também devem estar em sinergia e preparadas para atender todos os canais, on-line e físicos.

Adequar a empresa ao Omnichannel pode ser um desafio, mas tenha certeza que se aplicado da forma correta ele pode trazer resultados bem positivos para o seu negócio.

Pense nisso!

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