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Wednesday, 11 de May de 2022
Em um mercado consumidor cada vez mais exigente, aprimorar a experiência do cliente é imprescindível. Estreitar a relação entre os canais on-line e offline é uma tendência no varejo, integrando o virtual e o físico.
A estratégia Omnichannel faz justamente isso, utiliza de forma simultânea e interligada os diferentes canais de comunicação, como site, redes sociais, chat on-line, whatsapp, central telefônica até o suporte de vendas. Com esses canais alinhados é possível conhecer todo o histórico do cliente.
É importante destacar que na estratégia Omnichannel o foco é o cliente, onde a empresa não mede esforços para atendê-lo bem em todos os canais de comunicação. Esse tipo de ferramenta gera vantagens bem interessantes como fidelização do cliente, incremento nas vendas. Ela melhora imagem e a reputação da marca e potencializa o faturamento.
Outra vantagem muito legal do Omnichannel é que ele permite que a empresa conheça a preferência e o comportamento de seus clientes.
Agora que já entendemos um pouco o que é o Omnichannel chegou a hora de descobrir como implantá-lo na empresa. O primeiro passo é integrar todas as áreas, o cliente pode, por exemplo, comprar na loja virtual e trocar na física. Mas para que isso ocorra sem contratempos é importante que o processo logístico esteja integrado, assim como os sistemas tecnológicos.
Além disso, o atendimento ao cliente deve estar bem estruturado e afinado, com condições de atender o consumidor independente da sua origem (chat, site, whatsapp).
Segundo informações do Sebrae, outras questões devem ser levadas em consideração para que o processo seja realizado de forma eficiente:
·O marketing deve ser orgânico, propondo ações que integrem todos os canais, virtuais ou não.
·O sistema de informações deve ser único, ou seja, todos os dados devem estar alinhados e atualizados, como estoque, preços, promoções, contabilidade, entre outros.
·As áreas logística, administrativa e financeira também devem estar em sinergia e preparadas para atender todos os canais, on-line e físicos.
Adequar a empresa ao Omnichannel pode ser um desafio, mas tenha certeza que se aplicado da forma correta ele pode trazer resultados bem positivos para o seu negócio.
Pense nisso!
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