Planejamento

Planejar é determinar com antecedência o que será colocado em prática, a forma como será feito, alcançando...

Monday, 26 de December de 2016


Por Aline Lucena

Planejar é determinar com antecedência o que será colocado em prática, a forma como será feito, alcançando o resultado esperado lá na frente. Para isso é preciso que sejam utilizados recursos como financeiros, humanos, tecnológicos, insumos – todos utilizados na hora do planejamento até a obtenção do resultado final.

O Planejamento é uma ferramenta administrativa, que possibilita perceber realidade, avaliar os caminhos, construir um referencial futuro, o trâmite adequado e reavaliar todo o processo que o acoplamento se destina.

Podemos dizer que o Planejamento é executado no presente e seu resultado é focado no futuro, desta forma, o Planejamento precisa de um prazo para que seja colocado em prática.

A análise de um Planejamento requer uma amplitude de visão pois engloba avaliar causas e conseqüências, efeitos das decisões tomadas, vantagens e desvantagens, sendo necessária grande responsabilidade por parte do administrador.

Quanto mais estudada a situação no planejamento, mais chance terá de chegar a uma precisão razoável. A flexibilidade é importante, em especial, no momento de fazer mudanças. A análise de riscos faz-se fundamental, pois pode haver situações em que será preciso ter um segundo plano no caso de o plano principal tiver que ser substituído por mudanças decorridas no ambiente externo e interno.

Planejamento e seus conceitos:

1.Relação entre os produtos que são obtidos e os fatores que foram empregados para a produção desses produtos.

2.Produtividade, Eficiência, Eficácia e Efetividade:

a. A produtividade já indica o desempenho no curto prazo, quando se faz a coisa certa de maneira certa.

b. Eficiência e Eficácia possuem definições distintas, pois às vezes se é muito eficiente, mas não eficaz.

c. A Efetividade seria a satisfação dos clientes tendo suas necessidades alcançadas, gerando valor ao produto/serviço. A avaliação da efetividade se dá através do impacto que gera com os clientes em outras organizações ou na sociedade.

"Um dos grandes segredos da vida é a determinação, se você age com dedicação total e planejamento aos seus projetos, o sucesso é uma conseqüência."

Izzo Rocha (https://pensador.uol.com.br/planejamento/ acessado em 19/12/2016)

Referência

LACOMBE, Francisco & HEILBORN, Gilberto. Administração Princípios e Tendências. São Paulo: Saraiva, 2006.

voltar