Estratégia Organizacional

Estratégia é uma palavra que deriva do grego strategos que significava general no comando das tropas, com o tempo o significado foi evoluindo e passou a incluir habilidades gerenciais, além das puramente militares.

Thursday, 15 de September de 2016


Por Milena Baesso

Estratégia é uma palavra que deriva do grego strategos que significava general no comando das tropas, com o tempo o significado foi evoluindo e passou a incluir habilidades gerenciais, além das puramente militares.

Uma estratégia é implementada por meio de projetos. Cada projeto deve ter uma ligação clara com a estratégia da organização e deve contribuir para o plano estratégico que é desenvolvido para atender às necessidades futuras de seus clientes. Assegurar uma forte conexão entre planos e projetos estratégicos não é uma tarefa fácil e demanda atenção constante da alta e da média gerência.

Atualmente o gerenciamento de projeto está no ápice da estratégia e operações. Nas organizações com desenvolvimento moderno, os gerentes de projetos estarão focados nos aspectos comerciais e seu trabalho expandirá da realização do trabalho para a obtenção de resultados e conquista de espaço no mercado.

Existem duas razões principais para que os gerentes de projetos necessitem entender a missão e a estratégia de sua organização. A primeira é para que possa tomar decisões e fazer os ajustes apropriados. A segunda é para que possam ser efetivamente advogados do projeto. Gerentes de projetos devem estar aptos para demonstrar à alta administração como o seu projeto contribui para a missão da empresa.

Segundo Gray e Larson¹,

Planejamento estratégico é o processo de avaliar “o que somos” e decidir e implementar “o que pretendemos ser e o que faremos para consegui-lo”. A estratégia descreve como uma organização pretende competir com os recursos disponíveis no ambiente atual e futuro. (2010)

O planejamento estratégico fornece o tema e o foco da direção futura da empresa. Ele suporta a consistência da ação em cada nível da organização, posiciona a organização para atender às necessidades e requerimentos de seus clientes no longo prazo. Em muitas organizações as formulações bem-sucedidas das estratégias determinam quais os caminhos a serem trilhados. Entretanto, o problema de muitas organizações está na implementação de estratégias, ou seja, fazer com que aconteçam. A integração da formulação e da implementação de uma estratégia quase sempre inexiste.

O gerenciamento estratégico requer fortes conexões entre missão, metas, objetivos, estratégia e implementação. A missão fornece os propósitos gerais da organização. As metas fornecem os alvos globais da missão, os objetivos fornecem os alvos específicos para as metas e também permitem a formulação de estratégias. E, finalmente, as estratégias requerem ações e tarefas a serem implementadas. Em muitos casos, as ações a serem tomadas representam projetos.

Fonte: Adaptado de Gray e Larson (2010)

¹ GRAY, C. F.;LARSON E. W. Gerenciamento de projetos [recurso eletrônico] : o processo gerencial 4ª Ed. Porto Alegre: AMGH, 2010.

voltar