Informação - Conhecimento - Compartilhamento

Conhecimento não é simples apropriação de informações.

Thursday, 26 de July de 2018


Por Melissa Canhoni e Equipe B&A Call


A equipe B&A Call foi motivada à compartilhar, durante o mês de Junho de 2018, entre seus integrantes, manchetes de notícias, curiosidades, informações gerais, nosso objetivo era ajudar no desenvolvimento da atenção e possibilitar a ampliação de conhecimentos gerais à equipe.

Estar num ambiente que propicia a troca, o compartilhamento de informações é gratificante, tivemos diversas manchetes nos e-mails corporativos e nos murais de comunicação interna, depois houve um momento de integração, onde cada integrante da equipe B&A Call escolheu e apresentou uma das reportagens compartilhadas, sem leitura, abriu-se oportunidade de diálogo e ampliação de conhecimentos sobre cada assunto.

Os assuntos mais dialogados foram: Depressão e Aborto na Adolescência, este último, surpreendentemente, foi representado numa peça teatral. A Criatividade, certamente, é uma capacidade humana de grande valor universal!

Para finalizar nossa atividade, propomos questões reflexivas:

  • Há importância e impacto para o nosso desenvolvimento pessoal/profissional ter acesso à tudo que acontece no mundo? A equipe B&A Call, entende que SIM!
  • Estamos preparados para tanta informação? A equipe B&A Call, entende que NÃO!
  • A informação traz conhecimento? A equipe B&A Call, entende que a informação pode ser o início, o despertar do interesse para o conhecimento,então SIM, mas depende de você!
  • Como foi participar desta integração?
    • "Despertou Interesse de ficar antenados sobre o que acontece ao nosso redor."
    • "Tive conhecimento de assuntos que não daria atenção, pela falta de destaque."
    • "Foi bom, ter acesso a informação que nunca ouvi."
    • "Compartilhar aquilo que absorvemos é muito gratificante, pois não só passamos uma nova informação como recebemos novos conceitos sobre o que abordamos e conhecemos novos assuntos que não nos foi até então apresentado."
    • "Foi uma experiência muito boa pois mostrando o meu conhecimento para outra pessoa posso ajudar para o crescimento do outro. Não se trata apenas de dividir ou repassar informação, mas sim abrir espaço para a troca, para o crescimento, tanto pessoal quanto profissional, seu e do outro."
    • "Uma excelente experiência, acredito que a melhor maneira de você adquirir conhecimento é compartilhando o que já se sabe e escutando o que o outro tem a dizer sobre um determinado assunto."

Concluímos, que não há dúvidas do quanto é importante ter a informação, e compartilhá-la, e seria importante conseguir transformar em conhecimento a informação de maior interesse, porém, a dificuldade está no "bombardeio", na quantidade de informação, com tantas opções é como se nenhuma, de fato, despertasse o nosso interesse, ou, não há tempo para notá-la e, menos tempo ainda para aprofundar-se no tema e dialogar com o próximo.

Conhecimento não é simples apropriação de informações, no sentido de memorizá-las ou guardá-las em nossa mente como se o intelecto fosse um grande catálogo. O Conhecimento (bem como o aprendizado de uma forma geral) não é coisa guardada ou ato de guardar, o conhecimento é uma atividade intelectual, um processo mental onde indagamos, questionamos e estabelecemos relações entre as diversas informações obtidas. O que resulta deste processo, claro, são novas informações que, por sua vez, serão comunicadas, apreendidas e também empregadas em novos processos.

A B&A Call entende que é hora de despertar a busca pelo Conhecimento e sair do ciclo informação-compartilhamento!!

Fonte: http://www.praticadapesquisa.com.br/2013/05/diferenca-entre-conhecimento-e.html


TAGS desta postagem

voltar