Cuidados Ambientais

Estamos cada vez mais utilizando recursos naturais para o bem próprio.

Monday, 25 de March de 2019


Por Eric Sagias e Quesia Carvalho Costa

O meio ambiente é de extrema importância na vida de todos os seres vivos, isso faz dele uma prioridade de cuidado e preservação, principalmente vindo de nós que temos tanta necessidade de suas virtudes.

As questões ambientais devem ser discutidas na escola em virtude da sobrevivência humana, onde se tem valorizado entre os jovens a tecnologia, a moda, a estética sem se dar conta de onde vêm as coisas e para onde vão, depois de inutilizadas, mas para alcançar os objetivos é preciso pensar em coletividade.

Estamos cada vez mais utilizando recursos naturais para o bem próprio, sem pensar no impacto negativo que nossas ações causarão à natureza. Alguns tópicos muito comuns e prejudiciais ao meio ambiente são:

·Desmatamento:
Diversas campanhas tentam orientar a população sobre o corte de árvores, pois tais ações causam prejuízo ao ecossistema. As árvores nos trazem diversos benefícios, melhoram a respiração, absorvem o gás carbônico e segundo pesquisas absorvem até mesmo ruídos e barulhos da cidade;

·Uso de veículos em excesso:
O uso de carros e veículos que produzem gás carbônico é um dos fatores mais poluentes, pensando nisso foi criado o rodízio de veículos na cidade de São Paulo, com a intenção de aumentar o crescimento de uso de bicicletas e ônibus fretados de empresas, apesar de serem simples atitudes, causam grande diferença para o meio ambiente e trarão resultados excelentes para o ecossistema;

·Poluição:
O descarte incorreto afeta o ambiente de forma as vezes irreversível. Muitos dos objetos que descartamos incorretamente sejam eles jogados em rios, mares ou até mesmo nas ruas e calçadas da cidade tem um tempo de decomposição muito longo, alguns até séculos. E enquanto essa decomposição não ocorre o meio ambiente vai sendo afetado, através de animais marinhos, entupimento de esgotos, entre outras consequências.

Como seres tão dependentes dos recursos da natureza, cabe a nós preservarmos e passar aos nossos amigos, familiares e conhecidos métodos de preservação para que isso torne-se um hábito no futuro, alguns meios de cuidarmos do meio ambiente são:

·Evitarmos o desmatamento:
Tendo com isso todos os recursos e benefícios naturais;

·Usar a comunicação para o uso de veículos:
Se um grupo de pessoas forem à um mesmo destino podem usar um só veículo para evitar o excesso de carros e com isso o gás carbônico nas cidades;

·Reciclagem:
Criar rotina sobre a separação de lixo para descarte, o descarte irregular faz com que crie uma aglomeração de objetos de difícil descarte. Reutilizar objetos também é uma boa opção para evitar essa aglomeração, sacolas plásticas e caixas por exemplo são objetos que podem ser utilizados novamente.

“Cuidar, guardar, preservar o meio ambiente - responsabilidade de todos nós.”

Fonte: sintecsys.com/dicas-de-cuidados-ambientais/

voltar