É ÓBVIO!?

As definições de óbvio relacionam-se ao conhecer, contudo nem sempre o conhecimento adquirido é satisfatório.

Friday, 14 de October de 2016


freepik.com

Por Melissa Canhoni e Milena Baesso

Iniciamos com a definição de óbvio:

“Cujo teor é de fácil entendimento; que salta aos olhos; claro e evidente. Que não é suscetível de dúvidas; em que não há incerteza; evidente ou

incontestável." ²

Para Dukan¹, tudo é óbvio desde que você saiba a resposta. Observa-se que todas as definições de óbvio relacionam-se ao conhecer, contudo nem sempre o conhecimento adquirido é pleno e satisfatório. Assim, nos deparamos com resultados indesejáveis e, muitas vezes, com a indignação, a incompreensão e surpresa dos sapientes envolvidos.

Certamente já pensamos, ouvimos ou falamos: “Não acredito, isso é tão óbvio!” Pois é, esta expressão é muito comum, quando se tem conhecimento, em especial no ambiente corporativo, onde há relacionamento profissional entre pessoas de origens e culturas distintas. Considera-se que a ideia de óbvio causa grande impacto negativo nas organizações, contudo é possível minimizá-lo através da transparência com a equipe, isto é, todos devem conhecer a história da companhia, suas tradições, missão, valores e a forma com que trabalha, além de saber claramente o seu papel dentro da organização.

A comunicação assertiva, o diálogo racional e franco, também pode ajudar a minimizar a ideia de óbvio nas organizações, inclui-se, estar aberto a outros pontos de vista, e saber argumentar com respeito. Na transferência de conhecimento, é necessário evitar subentendidos, é importante perguntar e “checar” se a pessoa com quem falamos está mesmo compreendendo, se está entendendo corretamente, isto é, precisamos garantir que não há equívocos, ou erros de interpretação.

Há possibilidade de reduzir a frustração e indignação nas organizações, mas para isso é preciso se comunicar adequadamente, esclarecimentos, colaboratividade e sabedoria, certamente, minimizam respostas e ações inadequadas, e inesperadas.

Nossa Dica? Certifique-se de que o seu óbvio, também é óbvio para o outro, e em caso negativo, evite preconceitos, saiba ouvir e falar, aja com cortesia.

¹ Watts, Duncan J. Tudo é óbvio desde que você saiba a resposta. 1. Paz e Terra. 2011

² https://www.dicio.com.br/obvio/ , acessado em 07/10/2016

voltar